Zieglianas

(…) a OMC atacou a gratuidade da ajuda alimentar. Ela declarou ser inaceitável que o PAM (Programa Alimentar Mundial/ONU) e outras organizações distribuíssem gratuitamente – nos campos de refugiados, nas aldeias devastadas pelos gafanhotos, nos hospitais onde agonizam crianças subalimentadas – arroz, farinha, bolachas, leite… graças aos excedentes agrícolas fornecidos ao PAM pelos Estados doadores.

De acordo com a OMC, esta prática perverte o mercado. Qualquer transferência comercial de um bem deve ter um preço. Assim, a OMC solicitou que a ajuda em espécie que os doadores forneciam ao PAM fosse taxada em seu justo valor. Logo, o PAM não deveria mais aceitar ofertas em espécie provindas da superprodução agrícola dos países doadores e só deveria, a partir de então, distribuir alimentos comprados no mercado.

(…)

Uma viúva da Aids na Zâmbia, com seus filhos pequenos, não se preocupa em saber se a ajuda alimentar que recebe provém de uma oferta em espécie de uma do PAM ou de uma contribuição monetária desse mesmo doador. (…) A cada ano, a fome mata mais seres humanos que a Aids, a tuberculose, a malária e todas as outas epidemias em conjunto (…) A OMC é um clube de ricos (…). O debate que ela conduz não é um debate sobre a fome, mas um debate sobre vantagens comerciais. (…). Pode-se tolerar a redução da ajuda alimentar a mães e crianças esfaimadas, que não tem nenhum papel no mercado mundial, em nome do liberalismo econômico?

 

(ZIEGLER 2013, pg 181-182)

ZIEGLER, Jean. Destruição em massa: geopolítica da fome; tradução José Paulo Neto . 1ª edição. São Paulo: Cortez 2013.

 

Noticias_india

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s