Zieglianas

Desde então, os novos flagelos se abateram sobre os povos esfaimados do hemisfério sul: os roubos de terra pelos trustes(14) dos biocombustíveis e a especulação bursátil sobre os alimentos básicos.

O poderio planetário das sociedades transcontinentais da agroindústria e dos hedges funds(15) -que especulam com os preços dos alimentos- é superior ao dos Estados nacionais e de todas as organizações interestatais. Seus gestores, com suas ações, comprometem a vida e a morte dos habitantes do planeta.

(ZIEGLER 2013, pg 24)

(14) Estrutura empresarial em que várias empresas, que já detêm a maior parte de um mercado, se ajustam ou se fundem para assegurar o controle, estabelecendo preços altos para obter maior margem de lucro. Fonte: Dicionário Houaiss da língua portuguesa. (N.R,)

(15) Trata-se de instrumento financeiro que opera especulativamente (donde o seu alto risco) para “proteger” – oferecendo superganhos – vultuosos investimento (donde o seu acesso somente para grandes capitais rentistas) em títulos da mais variada espécie. Mecanismo típico da financeirização do capitalismo contemporâneo, que se desenvolveu especialmente após os anos 1980 (embora tenha precedentes no imediato segundo pós-guerra), os hedge funds se beneficiaram largamente da “desregulamentação” neoliberal que tem permitido a mais ampla mobilidade ao grande capital (N.T.)

ZIEGLER, Jean. Destruição em massa: geopolítica da fome; tradução José Paulo Neto . 1ª edição. São Paulo: Cortez 2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s