AULA – Efeitos Vocais

5º Ano.

5º Ano.

Olá professores.

Esta aula é um simples jogo no qual o educando imita sons sorteados. Ótima para ser usada no início de cada ano letivo.

Proposta: executar uma brincadeira utilizando a voz para imitar pessoas, objetos e animais.

Duração: uma aula (45 min).

Faixa etária: todas.

Objetivos

Objetivos gerais: Articulação entre percepção e sensibilidade dos materiais sonoros.

Desenvolver atitude de escuta das manifestações do mundo sonoro e musical.

Objetivos específicos: Gestos expressivos em produções musicais. Produção de gestos

musicais.

Procedimentos de ensino e atividades a serem trabalhadas: imitar sons encontrados no ambiente

Recursos: Folha com figuras.

 Captura de tela de 2015-04-30 19-21-45-4

Aula

1- Caso seja possível, comece a aula apresentando à turma alguns vídeos de imitadores:

 

1.2 Após esta introdução converse com a turma sobre o potencial do Beatbox. Finalize com a animação: Brain Damage – “Beatbox Batle”.

2 Divida as cadeiras e forme grupos. Recorte as figuras da folha e embaralhe. Peça que um educando escolha um desenho embaralhado e imite o som descrito na figura. A pontuação é dada de acordo com o estabelecido na turma: individual, em grupo, ou meninas contra meninos.

Folha de Desenhos

 

Anexos

Caso o professor deseje fazer o download da folha ou ter o arquivo editável (.pptx), é só acessar o link abaixo:

https://onedrive.live.com/redir?resid=5B025F5BF635D8AE%212350

https://onedrive.live.com/redir?resid=5B025F5BF635D8AE%212353

 

Avaliação da Aula

3º  ano.

3º ano.

Esta foi talvez a atividade mais tranquila que comandei. Inicialmente, ela foi aplicada em turmas do 6º ano e sofreu algumas críticas dos educandos. Como eram adolescentes, muitos sentiam vergonha em se expor. Atitude oposta a dos mais pequenos que adoraram a brincadeira. Assim trabalhamos do 1º ao 6º ano.

 

1º ano.

1º ano.

Somente em algumas turmas consegui exibir os vídeos. Por motivos diversos não utilizei a sala que estava disponível no turno da tarde para as aulas de educação musical. Nota-se que a aula perde qualidade e interesse quando não apresentamos exemplo diversos para as crianças. Muitos pequenos lembram até hoje do termo “Beat Box”.

Como trabalhei na sala de outros professores regentes de turma, não divida o espaço em grupos. Não quis desarrumar a sala e no máximo usei a divisão de carteiras já existente no local (no máximo 3 grupos). Tentei trabalhar com a pontuação individual, entretanto os educandos se exaltavam e já falavam a resposta antes de serem escolhidos. Diante desta situação, é melhor trabalhar com a disputa meninas/meninos.

Algumas figuras merecem destaque. Imitar um furacão é bem difícil, ainda mais quando, pedia para não utilizarem as mão. Apenas um educando conseguiu identificar o personagem Bob Esponja, quando tratava de pessoas, pedia para não falarem palavras e sim imitarem um som específico. Algo parecido aconteceu com a figura do apresentador Silvio Santos e, no final, eu era quem imitava (uma coisa horrível, diga-se de passagem!). Muitos educandos apresentaram timidez excessiva quando imitavam um porco, este animal ainda é estigmatizado pelas crianças. Na prova revisão, estas figuras deverão ser trocadas por outras.

Desta vez, não consegui editar um vídeo sobre esta aula. A imagens continham muitos rostos e ficaria bastante difícil pixelizar todos. Também perdi grande parte deles quando transferi os arquivos para o meu computador. No futuro, quando estiver com todas as autorizações de imagens, divulgarei as gravações.

Espero ter ajudado, até a próxima !!!

5º ano.

5º ano.

Referências

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Orientações Curriculares Música. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?article-id=798881 Último acesso: 13/02/2015

Imagens

Aulas realizadas no primeiro semestre de 2015 na Escola Municipal Monteiro Lobato, Guaratiba, Rio de Janeiro/RJ.

Captura de tela de 2015-04-30 19-17-47-6 tarja

Anúncios

3 pensamentos sobre “AULA – Efeitos Vocais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s