TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR, segundo José Carlos Libâneo

Blog do Nikel

tendencias

A prática escolar tem atrás de si condicionantes sociopolíticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade e, consequentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola, aprendizagem, relações professor-aluno, técnicas pedagógicas etc.

A maioria dos profissionais da educação baseia sua prática docente em prescrições pedagógicas que viraram senso comum. Mesmo que durante sua formação estes educadores tenham contato com o estudo de práticas e correntes epistemológicas de ensino, devemos salientar que quase nunca estas correntes tem correspondência com as situações concretas de sala de aula. Sendo assim, o quadro de referência para ajudar uma prática pedagógica fica bastante comprometido.

Nota-se, também, um fato bastante contraditório: os professores têm na cabeça o movimento e os princípios da escola nova, no entanto, o professor se vê pressionado pela pedagogia oficial que prega a racionalidade e a produtividade do sistema e do seu trabalho, isto é, ênfase nos meios (tecnicismo)…

Ver o post original 2.180 mais palavras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s