A FUNÇÃO SOCIAL DO ENSINO E A CONCEPÇÃO SOBRE OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS DE ANÁLISE – Antoni Zabala (FICHAMENTO)

Blog do Nikel

Antoni Zabala. FONTE: http://www.e-consulta.com/nota/2014-08-20/educacion/zabala-educacion-debe-generar-ciudadanos-competentes

Tendo como base o ensino público espanhol, Zabala (2010) considera que  a sociedade espanhola atribui à educação a função fundamental de selecionar os melhores em relação à sua capacidade para seguir uma carreira universitária ou para obter qualquer outro título de prestígio reconhecido (pg 27). Sendo esse um objetivo educacional, o autor tenta encontrar uma síntese entre todos os outros.

1- O papel dos objetivos educacionais

Um modo de determinar os objetivos ou finalidades da educação consiste em fazê-lo em relação às capacidades que se pretende desenvolver no aluno. Até hoje, o papel atribuído ao ensino tem priorizado as capacidades cognitivas, mas nem todas, e sim aquelas que se tem considerado mais relevantes e que, como sabemos, correspondem à aprendizagem das disciplinas ou matérias tradicionais. Zabala (2010) milita pela promoção da formação integral dos meninos e meninas.

2- Os conteúdos de aprendizagem: instrumentos de explicitação…

Ver o post original 2.373 mais palavras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s