Aula – Saxofone

Olá amigos.

Viver pesquisando com o intuito de preparar aulas para educação musical faz parte da nossa rotina de professores de música da prefeitura do Rio de Janeiro. Diferente de outras matérias já consagradas no currículo, estamos achando um caminho ou talvez um método para melhor ensinar esta arte para turmas hiperlotadas (chegando a ter 60 alunos).

Preparei uma aula sobre a história do sax para turmas do primeiro ao quinto ano e estou compartilhando o material que selecionei. Meu objetivo é apenas passar este conteúdo de maneira informal (se é que se pode classificá-lo assim). Não preparei um plano de aula, afinal de contas nós damos 32 aulas (professores de dedicação exclusiva) e tirando as obrigações burocráticas quase ninguém o faz. Então, segue o que consegui coletar:

BREVE HISTÓRIA DO SAX:

O saxofone foi inventado em 1841, por Adolphe Antoine Joseph Sax. O saxofone existe em sete tamanhos: sopranino, soprano, contralto ou alto, tenor, barítono, baixo e contrabaixo.

Diferentemente do que ocorreu no caso da maioria dos instrumentos musicais que conhecemos hoje em dia, o saxofone não foi simplesmente um fruto da evolução de outro instrumento mais antigo. Pelo contrário, o mesmo foi totalmente criado em 1840.

A maior parte dos saxofones é curva – em forma de cachimbo -. O soprano, mais comum na forma reta como o clarinete.

Os saxofones mais comuns são o soprano, o alto e o tenor. É muito difícil para o iniciante escolher qual saxofone deseja tocar. Nesse caso, recomenda-se iniciar os estudos com um alto ou tenor, já que são os mais fáceis de encontrar no mercado, e também são mais baratos. Mais adiante, quando já estiver mais familiarizado, o novo músico poderá optar por aquele de sua preferência. Mas é muito comum tocar-se mais de um saxofone, já que todos possuem um mecanismo padrão.

 

 

FONTE: Saxofone in FALA-ME DE MÚSICA:

 http://www.falamedemusica.net/Saxophone.php?lang=pt

História do Saxofone in  História de tudo :

http://www.historiadetudo.com/saxofone.html

 

 

ALGUMAS ANIMAÇÕES (CURTAS) SOBRE O INSTRUMENTO:

 

 

 

Espero ter contribuído em algo. Caso possam comentar e acrescentar mais, ficarei grato.

Até a próxima  !!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s