Filosofia da Educação

À primeira vista ele lembra uma revista. Alguns, porém, podem classificá-lo como um livro didático. O mais importante nisso é que esta obra é tão simples, que nem parece um livro de filosofia.

Maria Lúcia de Arruda Aranha conseguiu em seu livro, Filosofia da Educação (ed.MODERNA, 2006),  sanar a maioria das minhas dúvidas neste mar de pensamentos e termos que se chama FILOSOFIA. Lembro-me  desde meu primeiro mês na graduação em música, como sofria com termos que pareciam verdadeiros monstros incompreensíveis. Dialética, axiologia, fenomenologia, epistemologia ( e como era epistemológico na minha vida). Todos soavam como dialetos irreconhecíveis no meu entendimento.

asfsdfasd

A autora parte de uma abordagem simples, baseadas em temas, e que foge aos padrões histórico evolutivos desta matéria. Este livro é mais que recomendado para quem já está inserido no mundo das ideias abstratas, como aqueles que ainda irão ter contato com toda essa terminologia. Cada capítulo traz uma abordagem bastante grande sobre os assuntos levantados, assim como, leituras complementares para um maior aprofundamento do tema.

Brinquei na introdução deste Post, sobre o fato dele parecer um livro didático. É que o final de cada capítulo traz uma série de exercícios para o exercício do pensar. Em um primeiro momento, até critiquei esta característica, porém, posso garantir que as atividades propostas são bastantes interessantes.

Para quem se interessar deixo disponível a versão on-line:

https://docs.google.com/file/d/0B8jeXMvFHiD-b2NlTWx1MlJpeEE/edit?pli=1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s